PREPARANDO O ANO LETIVO DE 2011







Iniciando as atividades preparativas para o ano letivo de 2011, realizamos a semana pedagógica da EEM Cel. Virgílio Távora. Cada momento, organizado e dirigido pelo Núcleo Gestor, foi de grande importância para estarmos preparados para mais um ano letivo. Discutimos o Calendário Anual, preparamos Projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano e analisamos as avaliações externas do ano de 2010.

Renovados para mais uma jornada, iniciaremos nossos trabalhos no dia 31 de janeiro de 2010.

MATRÍCULA 2011

Com a intenção de favorecer o processo de ingresso à Escola, realizamos, no dia 20 de dezembro de 2010, uma reunião com os pais, onde procuramos esclarecer o desenvolvimento das matrículas para o ano letivo de 2011.
Sob a coordenação do Professor Ed Naldo, Diretor Geral desta Instituição, pais e mães encontraram-se no Salão Paroquial. Um momento de socialização de informações sob o processo de matrícula, assegurando a Gestão Democrática na Escola.







É TEMPO...


É tempo...

É tempo de realmente se comprometer com as pessoas para conseguir manter a atmosfera receptiva às idéias.
É tempo de compreender que o outro só pode fazer aquilo que está ao seu alcance.
É tempo de ser criativo deixando que um brilho especial emane de tudo que faz.
É tempo de transformar os impulsos em força construtiva. Não custa nada refletir antes de agir.
É tempo de ter paciência consigo e de tratar com carinho os demais.
É tempo de tomar decisões maduras, aquelas que são o resultado de uma boa crítica e de uma análise profunda.
É tempo de entender que não precisamos ajustar os outros aos nossos padrões para viver em harmonia.
É tempo de ser atencioso e cuidar para que as pessoas que compartilham de sua convivência se sintam apreciadas.
É tempo de reconhecer que o outro pode ser destaque.
É tempo de deixar virem à tona sentimentos profundos que tragam um novo sentido para a existência.
É tempo de fazer do diálogo a base da sua estabilidade emocional.
É tempo de encontrar um ponto de equilíbrio entre o que diz a mente e o que dita o coração.
É tempo de deixar-se conduzir pelo que vem da alma, pois é dela que fazem parte as coisas sagradas.
É tempo de deixar-se atravessar pelo desejo de construir novas metas, compreendendo que a vida é sempre um eterno começar.

Feliz natal!
Um ano novo cheio de realizações!



E. E. M. CEL. Virgílio Távora Centro de Multimeios Rachel de Queiroz
Organização do Texto: Professor Francisco da Fonsêca
Dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

APRESENTAÇÃO CULTURAL NO ENCERRAMENTO DO PROJETO ÁFRICA

O que é, e por que fazer o Enem?



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este exame é organizado peloINEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

São milhões de estudantes que vão realizar a prova em todo o Brasil, nos dias 06 e 07 de novembro de 2010.

O exame, com duração de cinco horas, é constituído de 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, onde serão testados os conhecimentos do aluno em 21 habilidades e cinco competências:


1) dominar linguagens
2) compreender e interpretar fenômenos
3) solucionar problemas
4) construir argumentação
5) elaborar propostas

Por que fazer o Enem?

Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país.
Algumas das universidades que utilizam o Enem em seus processos seletivos:

USP (Universidade de São Paulo) -
Fuvest
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) -
Convest
Unesp (Universidade Estadual Paulista) -
Vunesp
Unifesp (universidade federal de São Paulo) -
Vestibular Unifesp


http://www.efeitojoule.com/2008/07/por-que-fazer-o-enem.html

ESTUDANTE PREMIADA PELO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXADÁ

A estudante Francisca Irislândia Viana Alves (3o B) foi premiada no concurso de redação, realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito, com a campanha "CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA UMA COMBINAÇÃO PERFEITA", em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, que se realizou do dia 18 ao 25 de setembro deste ano.

A aluna foi incentivada pelo professor Francisco da Fonsêca, do Centro de Multimeios Raquel de Queiroz, e acompanhada pelo professor Jards Nobre, que lhe dá aulas de português e que fez a revisão gramatical do texto. Em agosto, um outra redação de Irislândia também foi premiada, por ter vencido a primeira etapa (municipal) da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Irislândia apresentou seu texto com o título: TRÂNSITO: CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE.

Parabenizamos assim a nossa estudante por esta vitória.





TRANSITO CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

O surgimento da tecnologia mudou completamente a vida humana, apesar de, com ela, terem surgido alguns problemas, como os relacionados ao meio ambiente. Ela também nos tem trazi8do vários benefícios, como, por exemplo, a facilidade de nos locomover rapidamente de um lugar a outro. Entretanto o que deveria ser um acesso tranqüilo tornou-se perigoso, devido à negligência de alguns motoristas no trânsito.

Apesar de saberem de todas as leis que regem o tráfego, muitos dos motoristas não têm a consciência de que todos ele devem ser cumpridas para o nosso próprio bem. Uma das leis diz respeito ao uso do cinto de segurança e da cadeirinha, que, por sua vez, tem comprovado a redução em larga escala das mortes causadas em acidentes de trânsito. Sabe-se que, entre as muitas vítimas desses tipos de acidentes, estão as crianças de 01 a 14 anos, e que poderiam ter tido suas vidas poupadas se seus responsáveis tivessem a consciência da utilização do cinto de segurança.

Todos os dias, são várias as mortes provocadas no trânsito, a maioria causada por erros de motoristas, por falta do cinto de segurança, por ingestão de bebidas alcoólicas, por um descuido na direção, ou seja, muitas pessoas não estão aptos a dirigir, o que traz diversas conseqüências, tanto para elas, quanto para as demais com quem convivem no meio.

É lamentável que o ser humano, ao se utilizar de tão grande benefício, criado por ele e para ele, não compreenda que um simples descuido, uma pequena falta de consciência, até mesmo uma ignorância, possa levar ao fim sonhos que poderiam um dia ser concretizados para a formação de um país melhor.

Contudo este quadro pode ser revertido. As autoridades devem continuar com seus trabalhos e ampliá-los, fazendo com que as leis sejam cumpridas cada vez com mais rigor, elaborando campanhas de conscientização para que cada indivíduo perceba a que fim estão levando suas ações e que passe a ver a vida com outros olhos, sabendo que ela é um milagre e que precisa a cada dia ser valorizada.





Francisca Irislândia Viana Alves
3o B - Manhã

PARABÉNS PROFESSOR

140 Anos da Cidade de Quixadá




No estudo de História, procuramos entender os acontecimentos de um modo geral, assim, procuramos também conhecer a História de Quixadá. Assim, o professor Arturzinho, fez um passeio pelos pontos turísticos de nossa cidade, sem deixar de esquecer o Museu Municipal de Quixadá