O que é, e por que fazer o Enem?



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame individual realizado em todo o Brasil com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio. Este exame é organizado peloINEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

São milhões de estudantes que vão realizar a prova em todo o Brasil, nos dias 06 e 07 de novembro de 2010.

O exame, com duração de cinco horas, é constituído de 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, onde serão testados os conhecimentos do aluno em 21 habilidades e cinco competências:


1) dominar linguagens
2) compreender e interpretar fenômenos
3) solucionar problemas
4) construir argumentação
5) elaborar propostas

Por que fazer o Enem?

Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país.
Algumas das universidades que utilizam o Enem em seus processos seletivos:

USP (Universidade de São Paulo) -
Fuvest
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) -
Convest
Unesp (Universidade Estadual Paulista) -
Vunesp
Unifesp (universidade federal de São Paulo) -
Vestibular Unifesp


http://www.efeitojoule.com/2008/07/por-que-fazer-o-enem.html

ESTUDANTE PREMIADA PELO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXADÁ

A estudante Francisca Irislândia Viana Alves (3o B) foi premiada no concurso de redação, realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito, com a campanha "CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA UMA COMBINAÇÃO PERFEITA", em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, que se realizou do dia 18 ao 25 de setembro deste ano.

A aluna foi incentivada pelo professor Francisco da Fonsêca, do Centro de Multimeios Raquel de Queiroz, e acompanhada pelo professor Jards Nobre, que lhe dá aulas de português e que fez a revisão gramatical do texto. Em agosto, um outra redação de Irislândia também foi premiada, por ter vencido a primeira etapa (municipal) da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Irislândia apresentou seu texto com o título: TRÂNSITO: CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE.

Parabenizamos assim a nossa estudante por esta vitória.





TRANSITO CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

O surgimento da tecnologia mudou completamente a vida humana, apesar de, com ela, terem surgido alguns problemas, como os relacionados ao meio ambiente. Ela também nos tem trazi8do vários benefícios, como, por exemplo, a facilidade de nos locomover rapidamente de um lugar a outro. Entretanto o que deveria ser um acesso tranqüilo tornou-se perigoso, devido à negligência de alguns motoristas no trânsito.

Apesar de saberem de todas as leis que regem o tráfego, muitos dos motoristas não têm a consciência de que todos ele devem ser cumpridas para o nosso próprio bem. Uma das leis diz respeito ao uso do cinto de segurança e da cadeirinha, que, por sua vez, tem comprovado a redução em larga escala das mortes causadas em acidentes de trânsito. Sabe-se que, entre as muitas vítimas desses tipos de acidentes, estão as crianças de 01 a 14 anos, e que poderiam ter tido suas vidas poupadas se seus responsáveis tivessem a consciência da utilização do cinto de segurança.

Todos os dias, são várias as mortes provocadas no trânsito, a maioria causada por erros de motoristas, por falta do cinto de segurança, por ingestão de bebidas alcoólicas, por um descuido na direção, ou seja, muitas pessoas não estão aptos a dirigir, o que traz diversas conseqüências, tanto para elas, quanto para as demais com quem convivem no meio.

É lamentável que o ser humano, ao se utilizar de tão grande benefício, criado por ele e para ele, não compreenda que um simples descuido, uma pequena falta de consciência, até mesmo uma ignorância, possa levar ao fim sonhos que poderiam um dia ser concretizados para a formação de um país melhor.

Contudo este quadro pode ser revertido. As autoridades devem continuar com seus trabalhos e ampliá-los, fazendo com que as leis sejam cumpridas cada vez com mais rigor, elaborando campanhas de conscientização para que cada indivíduo perceba a que fim estão levando suas ações e que passe a ver a vida com outros olhos, sabendo que ela é um milagre e que precisa a cada dia ser valorizada.





Francisca Irislândia Viana Alves
3o B - Manhã

PARABÉNS PROFESSOR

140 Anos da Cidade de Quixadá




No estudo de História, procuramos entender os acontecimentos de um modo geral, assim, procuramos também conhecer a História de Quixadá. Assim, o professor Arturzinho, fez um passeio pelos pontos turísticos de nossa cidade, sem deixar de esquecer o Museu Municipal de Quixadá

COMPETIÇÃO THINKQUEST - 2010

Utilizando como ferramenta pedagógica o ambiente Thinkquest, estamos participando da "Competição Thinkquest 2010" de criação de websites educacionais, sob orientação do professor Davi Moura Nobre - LEI CECVT, com 4 equipes. É um momento de interação entre estudante e o universo digital.
Fiquemos torcendo por nossas equipes, que já realizaram oficinas, pesquisas, exposições, reflexões e questionamentos sobre assuntos de nossa realidade científica, literária, social e ecológica.

O VOTO CONSCIENTE


O voto cumpre um dos mais importantes papéis de uma democracia, é sufrágio universal através do qual se igualam todos os seres humanos. O voto, na sociedade brasileira, evoluiu enquanto conquista social e histórica, tendo sido produto de muitos embates e conflitos sociais de classe, cor e gênero. Neste processo, temos a presença feminina que, somente na década de 1930, conquistou o direito ao voto, enquanto a sociedade brasileira vivenciava uma convulsão de ordem social, política, econômica e democrática: a Revolução de 1930, a coluna Prestes.
No mundo, nesta mesma década tivemos o Nazismo na Alemanha e o Fascismo na Itália, que irradiavam ao mundo ideologias totalitárias, bem como o Socialismo de Joseph Stalin na superpoderosa União Soviética.
Enquanto isto, o Brasil seguia com o Estado Novo de Getúlio Vargas, sob uma confusa ambiguidade nazista-desenvolvimentista. Os estudantes, intelectuais e os operários iam às ruas gritar por democracia, justiça social. E, com isto, o Estado os camuflava a realidade brasileira com políticas populistas e paternalistas, comovendo as classes populares, o que ainda acontece até hoje, quando as questões estruturais passam imunes pela cegueira coletiva.
Infelizmente, continuamos a democracia, na procura de seu amadurecimento, razão histórica que nos leva a uma análise consciente das mudanças de modelo político de poder que se institui governos após governos, temendo uma autêntica consciência político-libertária dessa tão riquíssima e diversificada sociedade, do ponto de vista cultural, mas  abjeta de profundas desigualdades sociais.
           Estamos às vésperas de mais uma eleição, na qual o voto de cada brasileiro determinará o destino político-social e econômico da nossa querida nação, o que torna necessário o despertar dessa consciência, livre de pressão, de ideologismos ou de quaisquer outras forças que venham a engrupir, a enganar o povo em seu soberano poder de liberdade, de transformação, de reflexão, e de esperanças de um Brasil melhor e mais justo.


Prof. Aurísio
Coordenador de Àrea

CECVT - HOMENAGEIA RAQUEL DE QUEIROZ NOS SEUS 100 ANOS

"(...) Quixadá. No Dia da Independência, algumas escolas de Quixadá demonstraram o tamanho do carinho e da admiração por Rachel de Queiroz. Os 1.350 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora exaltaram a vida e obra da ilustre homenageada. Na abertura do desfile, o retrato histórico da autora de destaque na ficção social nordestina montado em mosaicos humanos arrancou calorosos aplausos do público. No verso, sua consagrada coleção literária.

Os pelotões desfilavam orgulhosos. Em cada um deles faixas com passagens de seus livros: "No entanto tenho esperança ... pode ser ... há tanto milagre no mundo!" (O Quinze); "A criatura humana me fascina muito e me comove. Quando escrevo, tenho o ser humano como objeto da minha narrativa" (Caminho de pedras); "Seus instintos a instigaram a explorar novos rumos" (As três Marias); "Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto, porque a vida toda é um doer" (Dôra Doralina).

"O alpendre é o abrigo, a rede o repouso, o açude a garantia de água e vida" (Um alpendre, uma rede, um açude: 100 crônicas escolhidas).

Havia explicação para a caprichada homenagem. No início do ano letivo, na Semana Pedagógica, o colegiado de magistrados do Estadual - como o estabelecimento de ensino público é conhecido popularmente - decidiu desenvolver como proposta educacional a "Vida e Obra de Rachel de Queiroz". Coordenada pelo professor Francisco da Fonseca, a equipe de Multimeios da escola passou a promover uma série de atividades tendo como foco principal os 100 anos da escritora.

"Quanto mais os alunos leem, mais se interessam pelos livros dela. Quando menos percebem estão contagiados pela riqueza literária de suas obras. Não há como resistir. Apesar de poucos a terem conhecido, nas páginas recheadas da história do nosso povo logo criam a afinidade com quem mais do que ninguém conhecia o espírito sertanejo. Foi assim comigo. Ela tinha tanto amor por nossa terra quanto o mais fervoroso filho de Quixadá", justifica o educador.

Enquanto o Ceará se prepara para celebrar o 100° aniversário da escritora romancista, jornalista e dramaturga, não param as homenagens nesta cidade. Em junho passado os Correios lançou no auditório da Câmara de Vereadores o Selo do Centenário. Na Câmara também houve exposição de objetos pessoais e fotos gentilmente cedidos pela família e amigos."

ALEX PIMENTEL
Colaborador
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=850070

PROJETO PETECA


Sob a orientação de nosso Coordenador Pedagógico, Carlos Roberto Bezerra Costa, participamos da Oficina do Projeto PETECA. “PETECA (Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) O Peteca objetiva sensibilizar a comunidade escolar (pais de alunos, estudantes e educadores) na Capital e no Interior para que ela, conhecendo a legislação brasileira e os prejuízos causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes, venha a somar forças com as diversas entidades governamentais e não governamentais na prevenção e combate ao trabalho infantil no Ceará.” (http://escoladesembargador.weebly.com/). Foi um momento de socialização, análise e plenária deste passo importante para um maior aproveitamento da aprendizagem de nossos jovens e adolescentes.