SUPERAÇÃO 2014
Ao
apoiar a autonomia da escola pública, que é estimulada a buscar
soluções para entraves que afetam a qualidade do ensino ou mantêm
relação com a evasão e o abandono, o ProEMI/JF* dá atenção especial a
iniciativas promovidas no âmbito da própria comunidade escolar.
A
ideia é que alunos, pais, professores, gestores e colaboradores
intervenham na realidade de sua instituição, assumindo a
responsabilidade por melhorias consideradas necessárias e pelo bom clima
coletivo.
A
metodologia SuperAção na Escola está inserida nesse contexto e funciona
como uma competição solidária, que mobiliza a escola e pessoas da
comunidade para a realização de melhorias na infraestrutura, além de
sensibilizar e conscientizar os principais envolvidos do projeto para
temas de interesse coletivo. O instrumento também estimula o
protagonismo juvenil, na medida em que conta com a iniciativa dos
estudantes, que são diretamente envolvidos no movimento de transformação
de sua instituição de ensino.
A
SuperAção é promovida em edições anuais, durante o triênio de
atividades do ProEMI/PJF. Os temas são alternados a cada período e
obedecem à seguinte sequência: Melhoramento, Meio Ambiente e, no último
ano do ciclo, Esportes e Cultura.
Nessas
oportunidades, são realizadas ações como a organização de mutirões para
arrecadação de doações, limpeza das salas de aula, reparos em
equipamentos e mobiliário, pintura de instalações, plantio de árvores e
coleta de lixo. As ações podem ser pontuadas e proporcionar uma
competição solidária com prêmios simbólicos, conforme o ranking,
aumentando o estímulo pelas tarefas bem-sucedidas.
A
soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais
propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem,
aumentando seu interesse em permanecer na instituição, habilitando-se a
concluir o ciclo médio, e participar da vida escolar, como propõe o
ProEMI/PJF. O impacto positivo da ação se estende para professores e
funcionários, melhorando o clima escolar.
O
Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete uma
parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco
Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá,
até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio
do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de
2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
Fonte:
Caderno de Implantação da Metodologia Superação na Escola – Instituto Unibanco.
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