GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

17:50:00 0 Comentários


Dando continuidade e incentivando a Gestão Democrática na Escola, realizamos um encontro com os líderes de sala de toda a EEM Cel. Virgílio Távora, de Quixadá, para discutirmos a Eleição Direta para o Grêmio Estudantil. E no mesmo contexto, sob a coordenação do nosso gestor Professor Ed Naldo Santana, tomamos a iniciativa de discutirmos assuntos importantes para o desenvolvimento do ano letivo de 2011, nesta pauta foram abordados assuntos como Oficinas para o SPAECE – 2011 e oficinas para o ENEM.

Foi um momento importante para o despertar da responsabilidade que cada estudante tem na sua história educacional, valorizando a responsabilidade de cada membro envolvido no processo de construção de saberes e conhecimentos, como também, o papel ativo de toda a Comunidade Escolar no Processo de Gestão Democrática da Escola.

0 comentários:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

12:49:00 0 Comentários


É um conjunto amplo de orientações sobre posturas e atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos financeiros pessoais.

(Alvaro Modernell)

Desenvolvendo as atividades extracurriculares, tivemos um encontro, sob orientação do Coordenador Pedagógico Professor Carlos Roberto Bezerra Costa, onde discutimos o que é Educação Financeira, Consumo Consciente e a prática de economizar de forma a gerar uma pequena gordura financeira para tempos mais difíceis.

Assim, analisando a situação financeira mundial, nacional, estadual e municipal, abrimos um espaço para questionamentos, reflexões e sugestões de idéias que contribuirão para uma consciência cidadã do que é gerir recursos próprios e públicos

Consumo consciente e responsável são temas muito presentes nos dias atuais. Mas a abrangência dessas atitudes deve ir além de preocupação ambiental. O próprio conceito de socioambiental deve ser encarado também pelos aspectos humanos e econômicos dos próprios indivíduos.

(Alvaro Modernell)

0 comentários:

SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

08:37:00 0 Comentários

No dia 12 de março de 2011, tivemos a alegria e a oportunidade de recebermos a visita do Prof. Betinho, Diretor do Liceu de Quixeramobim, que se dispôs a socializar a experiência vivida pela Instituição que coordena em relação ao sistema a de avaliação. Foi um espaço para que, nós, educadores, tivéssemos a oportunidade de conhecer um método de avaliação diferenciado. Assim, com o testemunho do Professor Betinho, abrimos espaço para refletirmos, questionarmos e analisarmos as novas formas de avaliação que surgem no processo de construção, aquisição e socialização de saberes.

0 comentários:

Campanha da Fraternidade 2011

20:06:00 0 Comentários



APRESENTAÇÃO


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Durante esses quarenta e sete anos, a CF passou por três fases distintas: no início, os temas eram mais relacionados com a renovação da Igreja (1964 e 1965) e a renovação pessoal do cristão (1966 a 1972). Na segunda fase (1973 a 1984), a preocupação era mais voltada para a realidade social mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça (Gaudium ET Spes, Medellín e Puebla). Na terceira fase (de 1985 até o presente), a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.


http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/default.asp


0 comentários: